Sala de aula



Li um post, um dia destes, que dizia: “as crianças de hoje não têm o privilégio de subir em árvores, de curtir a Natureza. As que podem, preferem TV, celulares, tablets, etc... Pobre geração”.
Infelizmente, esta é uma realidade. Triste. Muitas crianças, de fato, não experimentaram e nem experimentarão este prazer, esta delícia; por pura falta de oportunidade, algumas e, por falta de estímulo, outras. Quem tem acesso a uma árvore? As cidades, os muros, os perigos, os automóveis, o asfalto, as agendas cheias, afastaram as crianças e as árvores. Uma grande e inestimável perda para ambas! Tablets e outras modernidades, nunca substituirão  brincar tão rico, tão sério e tão necessário quanto este oportunizado pela interação das crianças com os elementos e elementais da natureza. Com o brincar criativo, onde a exploração, a imaginação, o “faz de conta” estimulam curiosidade, pensamento, inteligência e, socializam. 
Para grande felicidade minha (e com certeza de outros privilegiados, aqui e ali), ainda observo criança brincando, subindo em árvore; fazendo buraco na areia do quintal e bolo de lama! Na escola temos uma árvore enorme, que cresce e já abraça quase todo o quintal, enchendo-o de sombra deliciosa, muita luz e cantoria de uma passarada pra lá de animada.  As crianças adoram a nossa árvore! Sobem, disputam lugar! Lá em cima conversam, se escondem, trocam segredos; viajam no imaginário, observando e pensando o mundo... Sempre tem um e outro balanço de corda pendurado... É bonito e inspirador! Uma sala de aula.

 

0 comentários:


Minha foto
2025, 16o aniversário do Blog! Pulei 2024, ano dos 15 anos. Aconteceu sem intenção. Retomo, agora, este espaço e esta escrita e me preparo para metaforizar silêncios e ausências. É o que eu gosto.

Arquivo do blog