Preconceito X Encontro


      Histórias que não gosto de contar aos meus alunos são estas sobre a brutalidade no trato, a violação dos territórios e direitos, culminando no massacre dos povos indígenas e a escravidão no Brasil. Também as de menos-valia em relação às mulheres e outras minorias. Mas conto.
Raízes fundas de desrespeito, preconceito e dor que precisam de muito amor, reflexão e trabalho voltado à consciência individual e coletiva para curar, mudar e transformar, eliminar.
Por outro lado, eu me regozijo contando histórias sobre personagens relacionados a eles, sua resistência, suas lutas e conquistas! Verdadeiros heróis e heroínas!
As cores e as formas e a expressão dos nossos corpos e de todos os corpos dos demais seres da natureza, são adornos belíssimos da singularidade, do coração e da alma que habita cada um. O verdadeiro encontro não é com o invólucro, é com o conteúdo. Para uns, isto é tão claro, tão natural, tão espontâneo, que é até ridículo falar. Pena que para outros, não. Com estes, é preciso trabalhar, semear, forjar em dura batalha; caso contrário, perpetua este olhar arrogante e ignorante dos que desprestigiam, banalizam e oprimem tudo e todos os que são diferentes.

 

0 comentários:


Minha foto
2025, 16o aniversário do Blog! Pulei 2024, ano dos 15 anos. Aconteceu sem intenção. Retomo, agora, este espaço e esta escrita e me preparo para metaforizar silêncios e ausências. É o que eu gosto.

Arquivo do blog