quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 | Filed in:
A lógica
infantil é comovente!
- “Vovó! Quando você era pequena, as cores não
existiam”?
- Por que você pergunta isto, querida?
- “É porque eu vi umas fotos tuas e elas não eram
coloridas, só tinha o preto e o branco”. As outras cores não existiam, vovó”?
Quase não
suportei a emoção!
- “E
você tinha televisão, vovó? E celular? E computador”? E escova de dentes? E
você ia na escola? Ia no shopping? Você assitia filminho com o seu dindo? Você
falava palavrão, vovó?
Curiosidade
aflorada, o “rosário” de perguntas da pequena, de cinco anos, sempre vai longe,
nos nossos encontros! Assim como as
hipóteses mirabolantes a respeito de como são, como foram criados, isto e
aquilo....Vejo que gradativamente aumenta sua observação e leitura de mundo e,
consequentemente sua percepção acerca das diferenças entre realidade, mundos,
objetos, pessoas, jeitos de agir\reagir, pensar, falar... O olhar de uma criança não é superficial.
Tento
me colocar no lugar dela... Como isto é profundo e intenso para uma criança!
Qualquer criança. E como estas
percepções\observações são exigentes de nossa maturidade (adultos); tanto para
ouvir, respeitar, cuidar; como para orientar; não impor (pre) conceitos,
"verdades prontas", ranços e, sim, para estimular pensamento,
investigação, descoberta, reflexão...
Acompanhar
isto, bom demais! Encantador! Poderia dizer que isto também é tarefa difícil demais; mas a palavra difícil
é limitadora, desencantada, fraca. Então escolho a palavra “sério” demais. Sério significa não banalizar, não subestimar, não infantilizar, não assustar; mas proteger, ter
responsabilidade, cuidar. Só que sério não é sinônimo de “sisudo”! Então a
gente pode brincar, rir, ser feliz, admirar e se emocionar com estas perguntas
espontâneas, inteligentes e cheias de lógica que as crianças nos fazem! Elas
nos ajudam a sensibilizar, refinar pensamentos, sentimentos, atitudes e ter
força, desejo e coragem de “ser” melhor.
This entry was posted on 23:52
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário