quinta-feira, 7 de maio de 2020 | Filed in:
- EVENTO:
vovó mediando a aula on-line da neta.
- ONDE?
Cada uma no seu cantinho: vovó na sua casa e a neta no seu apto.
- INSTRUMENTO
DE COMUNICAÇÃO: celular
- COMBINADO
DA TARDE: usar fantasia
- FANTASIA
DA NETA: Viajante do mundo
- Justificativa
dela: “sou uma viajante do mundo, vovó! Levo mochila, meu lhama de pelúcia,
mapa do Brasil e do mundo, mapa do esqueleto, travesseiro e um cobertor. Tenho
uma capa. Viajo no meu cavalinho (cadeira) e sou meio mágica! Quando preciso,
minha mochila vira uma casa, um chuveiro, lanchonete... Eu viajo porque gosto
de conhecer as coisas, saber como elas são; se as coisas estão bem ou não, em
outros lugares”...
- FANTASIA
DA VOVÓ: Moose,
-
Justificativa dela: “por causa da saudade dos queridos lá no Canadá. O moose é
um animal símbolo do Canadá. São muito grandes e têm chifres imensos. São
solitários e herbívoros. São lindos”!
- ATIVIDADES:
uma viagem pelos conteúdos\atividades propostos pela escola: aula de ciências, depois
matemática e depois, inglês. Após, um lanchinho: o da vovó, uma maçã. Da
menina, pastelzinho, chá e um
chocolatinho.
- MAIS ALGUMA COISA? Claro que sim! Depois das aulas,
a viajante do mundo convidou o moose para viajar com ela; porque afinal, ele
nunca saíra do Canadá. E lá foram eles: - “para a Europa, a cavalo”! – disse a
viajante! O moose, então, também no seu cavalinho, seguia a viajante, extasiado com
tantas belezas. Houve muitas paradas para lanches, banheiro e soninho. Numa das
paradas, a viajante falou: - “vou consultar o mapa para saber onde estamos”...
“Ah! Estamos na França! Hmmm... como não sabemos falar francês, vou te ensinar,
moose, umas palavrinhas em inglês: Hello! I'm a moose! Bye!” (ela nem lembrou que o moose poderia saber inglês e francês, já que era canadense!) E seguiram, cavalgando... Muito
tempo depois, outra parada. Nova consulta ao mapa: - “Ei, moose! Agora já estamos
no Egito!”... (nem a viajante, até o momento e, muito menos o moose, que nunca tinha viajado, sabiam, de verdade, diferenças entre países e continentes... Mas aí, a viagem\aula precisou ser interrompida por ali, porque a vovó tinha uma outra
aula on-line: de pilates.
- FINALIZAÇÃO
DO TRABALHO:
Neta:
- “gostei de tudo, vovó! Gostei muito das nossas fantasias! Gostei de conhecer
o moose, saber coisas sobre ele e de levá-lo
para conhecer o mundo”!
Vovó:
- “também gostei de tudo, querida! Especialmente de encontrar a viajante do
mundo e fazer este belo passeio com ela! Ir para a Europa e depois para o Egito! Aprender
inglês e ler mapas”!
Delícia de tarde, acompanhando as associações, as generalizações e a leitura de mundo prazerosa que faz uma criança, dentro do seu processo de aquisição do conhecimento; quando lhe é permitido viajar!
Delícia de tarde, acompanhando as associações, as generalizações e a leitura de mundo prazerosa que faz uma criança, dentro do seu processo de aquisição do conhecimento; quando lhe é permitido viajar!
This entry was posted on 22:49
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário