segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 | Filed in:
Todos os dias de aula são especiais! Mas o primeiro dia... este sempre é super! Para todos os envolvidos neste contexto. Há uma expectativa de todo um vir a acontecer; expressa nos olhos brilhantes, nas falas atropeladas, nos risos que misturam alegria e inquietude; nas mãos que acarinham o material novinho, pequenos tesouros cada ano mais sofisticados, perfumados, incrementados! Conseguiremos corresponder? O que o novo ano letivo esconde nas suas entrelinhas? Que surpresas, aprendizados? E o que não alcançarmos fazer? Que limites, desafios, demandas nos esperam nas escadas, nos corredores, no quintal, nas interações, no cotidiano de sala, nos sonhos de cada um? “Sabem o que é um combinado”? “É assim, ó... quando eu e meu amigo combinamos brincar no quintal e a gente brinca muito, é um combinado que deu certo... mas tem o combinado que não dá certo, quando o amigo, “descombina” e não brinca comigo”. "Então, que combinados vamos fazer para iniciar o ano”? “Ah! Vamos combinar respeitar; não zombar do outro e fazer os trabalhos com capricho...”. “Nossa, que letra bonita você tem”! “É... mas não sei fazer umas coisas muito bem...”. “Mas olha, importante é tentar... e você é inteligente”! “Como é que você sabe?” “Eu vejo nos seus olhos! Aposto que você gosta muito de desenhar...”. “Você leu a minha mente, eu adoro”!... E assim, devagarinho, laços vão se construindo, outros aprofundando; a confiança e o diálogo ganhando espaço; uns mais abertos, outros mais reservados e os aprendizados acontecendo, nas suas especificidades e de acordo com as singularidades. É o começo. O desejo e idealização inicial carecem de constante alimento e atualização e, mesmo assim, o resultado será uma incógnita; de algumas coisas não daremos conta; muitas não acontecerão conforme o planejado e outras, acontecerão além e apesar do planejado. E o encanto do trabalho parece estar aí, neste desafio, neste aprender e refazer contínuo em parceria com as trocas maravilhosas e sempre positivas.
This entry was posted on 22:49
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário