Extraordinárias



      
 



       “EXTRAORDINÁRIAS  Mulheres que Revolucionaram o Brasil”. Há alguns anos, por ocasião desta semana dedicada à mulher e por uma percepção maior de mim mesma - mulher\sujeito\cidadã\valor - tenho buscado por este resgate, por esta memória que acarinha e valora as mulheres na figura de tantas e tantas que nos antecederam e que convivem conosco nesse contexto atual, lutando, conquistando, mantendo nosso espaço, lugar, voz e vez; mas não só! Também e sempre dos que seguem à margem e do que é justo e de direito para qualquer indivíduo.
        Pesquisando aqui e ali, fui descobrindo e partilhando com os alunos e próximos, histórias belíssimas de feitos, superação e força de mulheres (re)conhecidas e anônimas... mas era pouco. Um dia, neste início de ano, entrando numa livraria, lá estava O LIVRO “me chamando”, primeiro pelo fundo da capa, brilhante, brilhante como só poderia ser, tratando deste conteúdo maravilhoso. Meu coração já palpitou! Ainda estou com o livro aberto! Um belíssimo trabalho de outras duas mulheres: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo.
          Entre comentários, um me toca em particular: “A partir desta leitura, o que espanta não é ver quantas mulheres iluminam a vida, a luta, o trabalho, a arte, a ciência – o que espanta é ver como se tenta escondê-las da História” (Laerte). É muito lindo este livro, gente!

 

0 comentários:


Minha foto
2025, 16o aniversário do Blog! Pulei 2024, ano dos 15 anos. Aconteceu sem intenção. Retomo, agora, este espaço e esta escrita e me preparo para metaforizar silêncios e ausências. É o que eu gosto.

Arquivo do blog