Amigo

  Curiosa e sem muitas pretensões, pesquisei e encontrei algumas definições etimológicas sobre a palavra amigo. Uma, diz que vem do latim “amicus”, vinculada ao verbo amar e que significava “pessoa a quem se ama”. Outra, que se diz “poética”, que amigo deriva de “alma” e de “custódia”, e que então, o amigo seria o “guarda-alma”. Uma terceira, diz que amigo deriva de “sem” e de “ego”, cuja tradução seria “sem meu ego”; ou seja, o amigo é uma parte de mim, mas sem meu ego. Gostei. De todas. Deve haver outras...  menos ou muito mais poéticas. Mas concordo que amigo tem tudo a ver com amor. E com certeza, há uma parte da gente no amigo e uma parte dele na gente. Partes que se reconhecem, se atraem, querem ficar juntas, outra vez. E que quando juntas, se fortalecem e são capazes de enfrentar batalhas, o mundo! E também com partes “nada a ver”, que se repelem e distanciam em muitos momentos. Mas se respeitam. E isto me encaminha para a ideia da unidade e um pouco mais: “unidade na diversidade”. Diferentes e iguais; iguais e diferentes. Amigos e inimigos. Dualidade na unidade... Coisa linda a expressão “guarda-alma”! Eu me sinto assim, guardando a alma de uns queridos! Guardando preciosidades que um dia me foram confiadas ou que tive a felicidade de perceber, descobrir na interação com eles; muitas vezes no silêncio partilhado. Adoro guardá-las! Olhar para elas, lá dentro de mim, aquecendo meu coração e enriquecendo minha vida. E sinto-me protegida porque sei que amigos queridos guardam  preciosidades da minha alma, especialmente quando estou frágil demais para suportar tamanha responsabilidade. Isto sustenta, fortalece, mantém de pé; sem explicações, sem porquês; sem lógica. Simplesmente é assim! E que presente pode ser mais bonito do que ouvir (tão bom ouvir!)  ou dizer (tão bom dizer!):  “O teu afeto e carinho me dá alegria de viver e me conforta”.





 

2 comentários:

FEIBI SILVA disse...

PALAVRAS E PENSAMENTOS TÃO BONITOS SÓ PODERIAM VIR DE VOCÊ...AMIGA DE VERDADE QUE NOS TOCA SEM PRECISAR DO TATO.

Maisa Schmitz disse...

Obrigada por visitar o blog e pelo carinho!


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog