Lá vai nossa menina...

Lá vai nossa querida!
Lá vai para o 1º ano!
Olho brilhando,
coração pulando,
mãozinha suada
mas perninha firme!
Segurando a mão da mãe e do pai;
abrindo, devagarinho
suas asas de borboleta menina!
Lá vai minha tonchinha...
Pensa que vai aprender “trabalhar” com as letras
porque brincar já sabe.
O que não sabe, é que vai continuar brincando!
Que pode continuar brincando!
Porque escrever é magia, 
alquimia sem fim
para “dizer” de mundos e fundos
de dentro, de fora e de entrelinhas:
- “Ah! CAZA  não é com Z?
   Pra escrever (leite) LEIT
tem que colocar o E, no final?
   Não tá certo como escrevi (menina): EIA”?
Ah! Nossa lingua materna é demais!!!!
A gente pode brincar e pensar;
tentar, errar e pensar; 
escrever de novo,
errar novamente,
pensar e acertar!
E gostar do exercício; 
pensar, estudar!
Que bom,
minha fofucha,
 que não ficará espantada com
 “O  IVO  VIU  A  VOVÓ.
    A  VOVÓ  VIU A  UVA”;
Porque...
NA  CASA  DA  VOVÓ TEM UVA!
TODO  MUNDO  GOSTA!
O  VOVÔ PLANTOU! A  UVA  É  DELICIOSA,
A  MARGOT  VÊ  A  UVA
MAS NÃO  GOSTA!!!!
E este apaixonamento pela matemática
fora de hora, no banho, na mesa?!
 - “Sabia, vovó, que se eu tenho 9 bolinhos
e dou 1  para a mamãe, eu fico com 8”?
- Meu deus, minha linda! Como você sabe coisas!!!!
Quem te ensinou?
 - “Ninguém, vovó! Aprendi sozinha”!!!!
Lá vai nossa menina...
Abrindo janelas e portas
para o momento,
aprendendo – coisa boa! –
que eles são finitos:
os de dor, os de amor e os de vazio;
mas que adentrando
estes mundos fantásticos
das letras, números e sonhos
aprendemos a magia do infinito;
onde combinações, caminhos,
hipóteses e possibilidades,
que de tantas,
a gente não alcança e não cansa
de imaginar, de reinventar!
Lá vai nossa menina...
- Por favor, menina! 
Não vá somente pela sombra!
Pegue chuva! Pegue sol! Pegue sereno!
Pegue gosto de viver!
Na volta a gente troca:
açaí geladinho
e o olhar!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog