Tesouros do Natal

       

          - “Vovó! Vamos fazer uma caça ao tesouro”!
        Minha netinha e os priminhos passeavam, por entre a roda de conversa dos adultos, convidando-nos a participar da brincadeira que eles tinham preparado para o momento.
        Na noite quente deste Natal, a brisa soprava suave, refrescante; a conversa fluía animada, atualizando recordações e a vida familiar. As crianças vieram interromper nosso deleite. Alguns de nós, então, brincamos com as crianças. Elas esconderam o tesouro e nós, adultos, seguindo as pistas, correndo pra cá e para lá, o encontrarmos, finalmente... 
        Depois, fiquei pensando nesta bela metáfora e, que momento mais oportuno para metaforizar do que este: a Noite de Natal! Crianças propondo uma caça ao tesouro aos avós, pais e tios, na Noite de Natal! Por que os adultos eram os caçadores? E qual era o tesouro a ser encontrado na Noite de Natal? O que as crianças queriam, de verdade, que encontrássemos?
        Na madrugada, eu entendi. E sinto-me profundamente grata, mais uma vez, às crianças; estas criaturas maravilhosas, por todo ensinamento e encantamento que oportunizam! Estão sempre nos chamando, sinalizando para o que é essencial; para que não percamos de vista os nossos tesouros, nossos presentes e o nosso tempo presente.
        Reencontrei um grande tesouro neste Natal: o Natal! Sei o quanto isto vai ressignificar, fortalecer e animar os meus dias! E desejo, do mais fundo do coração, que os belos momentos vividos, esperançados, refletidos e sonhados, neste Natal, tragam muita luz, alegria e vontade a todos vocês, queridos amigos e ao nosso Planeta, tão carente e necessitado de (re)encontrar e valorar tesouros verdadeiros!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog