98 - Conversar (2)

    Uma senhora conhecida, próxima, de 70 anos, contou-me que o marido, um pouco mais velho, havia agradecido a ela por compreender que neste momento, ele não poderia fazer algo que ela estava querendo muito. Estava emocionada e eu também fiquei. Poucos agradecimentos ele fez a ela nestes anos todos de convivência. Por isto ela estava tranqüila tendo que renunciar, mais uma vez, a um desejo; por causa dele. Com certeza ele agradeceu outras vezes, de outros jeitos, mas não com a palavra. Pena. Ela nunca soube e com certeza, saber teria feito diferença, como fez agora. Se a palavra não vem; qualquer coisa pode ser colocada ali, naquele silêncio e, nem sempre é a palavra verdadeira. Coisas, sentimentos, idéias... precisam ser falados. É caso de saúde e de respeito. Dor de ouvir pode, um dia, amenizar, curar. A dor da dúvida, da indiferença, do silêncio adoece a alma e por fim, o corpo. Meu pai usa, apropriadamente o termo “imaginações não comprovadas” sempre que ele ou alguém está supondo algo em relação ao que o outro pensa, sente. Brincamos com isto; mas, de fato, é algo sério, porque sempre ou na maioria das vezes nos equivocamos quando interpretamos o outro somente pelas suas atitudes. Muitos ainda dizem: “mas para o bom entendedor, meia palavra basta...”; porém, eu penso que, se por um lado isto é bastante verdadeiro e mais fácil; não é respeitoso. O outro merece saber, para se libertar. Eu gosto tanto quando filhos e alunos falam: “precisamos conversar...”; “vamos conversar...”. Isto me dá, pelo menos uma certeza: eles têm uma chance de serem mais verdadeiros e com isto, mais livres e saudáveis, física e psiquicamente.

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog