130 - Pátria amada

      Todos os dias, agora, estas mensagens depondo contra este ou aquele candidato à presidência, especialmente contra os que lideram as pesquisas. Eu sinto vergonha ao ler, ao receber e nunca repasso. Particularmente, neste ano, não me sinto envolvida, pois não estou cativada por nenhum deles; mas considero sumamente importante participar, votar, exercer este direito e estou pensando como vou decidir o meu voto; pois não vou anular. Eu sou uma brasileira que tem orgulho da pátria! Adoro nossa bandeira, nosso hino, esta nossa terra, nossa gente, nosso povo, nossa singularidade, nossas conquistas e organização enquanto nação. Procuro fazer a minha parte como cidadã e ensinei e ensino sobre a importância de valorar e lutar pelo respeito, trabalho, justiça, ordem, liberdade de pensar e de escolher, estudo, preservação dos costumes, tradições... aos meus filhos e alunos, como formas de exercer e ser cidadão e patriota. Eu acredito que isto se ensina no berço e que a família e a escola têm esta responsabilidade partilhada. Mostrar o mapa, lembrar a história, falar das nossas riquezas e possibilidades, ter e agitar a bandeira não somente em época de copa, ensinar e cantar o hino; são coisas importantes; mas como digo aos alunos: mais importante ainda é ser brasileiro e gostar de ser e preparar-se para ser um bom brasileiro: estudar, respeitar as leis, as diferenças, a liberdade , os direitos e os deveres; trabalhar honestamente; não pegar o que não é seu; falar a verdade, assumir os erros, não oprimir e nem explorar, criticar e se comprometer. Utopia? Não acho. As crianças, os jovens estão sedentos para aprender, para se encantar com projetos, idéias e ideais; só precisam de semeadura. De exemplos. É o que falta. E falta paixão! Esta que motivou homens e mulheres no decorrer da nossa história e de que nos fala os versos do poeta no hino da Independência: “brava gente brasileira... ou ficar a Pátria livre, ou morrer pelo Brasil! ..vossos peitos, vossos braços, são muralhas do Brasil... do universo entre as nações, resplandece a do Brasil...”.


















 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog