Preconceito X Encontro


      Histórias que não gosto de contar aos meus alunos são estas sobre a brutalidade no trato, a violação dos territórios e direitos, culminando no massacre dos povos indígenas e a escravidão no Brasil. Também as de menos-valia em relação às mulheres e outras minorias. Mas conto.
Raízes fundas de desrespeito, preconceito e dor que precisam de muito amor, reflexão e trabalho voltado à consciência individual e coletiva para curar, mudar e transformar, eliminar.
Por outro lado, eu me regozijo contando histórias sobre personagens relacionados a eles, sua resistência, suas lutas e conquistas! Verdadeiros heróis e heroínas!
As cores e as formas e a expressão dos nossos corpos e de todos os corpos dos demais seres da natureza, são adornos belíssimos da singularidade, do coração e da alma que habita cada um. O verdadeiro encontro não é com o invólucro, é com o conteúdo. Para uns, isto é tão claro, tão natural, tão espontâneo, que é até ridículo falar. Pena que para outros, não. Com estes, é preciso trabalhar, semear, forjar em dura batalha; caso contrário, perpetua este olhar arrogante e ignorante dos que desprestigiam, banalizam e oprimem tudo e todos os que são diferentes.

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog