Eco do Avencal



A vida, o dia, a hora, o planeta... é tudo redondinho! Aqui e ali a gente reencontra um rosto, uma conversa, uma história; “um algo lá de trás”, que surpreende! Tudo e todos, um dia, voltam a se encontrar... “assim ou assado”!
Que surpresa boa! Que alegria acompanhar os alunos, curiosos de saber, numa visitação ao ECO  DO  AVENCAL, em Porto Belo - SC, na semana que passou e encontrar lá, o professor Amilton; professor cheio de curiosidades e encantamento pelo saber e pelo “ensinar”! Ele não foi meu professor, pena!!!! Mas dos meus filhos! Que guardam dele profundas e boas lembranças, e eu também, por “tabela”! E isto já faz um tempo...
Fiquei observando, cheia de admiração, sua maestria na lidança com os alunos; com o prazer de viver e ensinar; com o contexto, com o conteúdo e com a alegria; com as questões sociais, ambientais e de interação respeitosa com o outro diferente; seja ele outra pessoa, um animal, um vegetal... lindo! Profundamente generoso e integrador. E, nos entremeios, de quebra, de brinde e por acréscimo; “alunos, valorizem a vida de vocês”! “Alunos, pensem“... “Alunos, não esqueçam das palavrinhas mágicas: “desculpe”, “por favor”, “com licença”, “obrigado”... Demonstrando que conhecimento é algo vivo, palpitante e não morto, enterrado nos livros, nas apostilas! E que deve produzir sabedoria e não arrogância! Que um professor, é aquele que professa e isto é algo muito sério! Por isto, ele sempre é educador!
     Maravilhoso é encontrar e visitar estas pessoas e lugares! Tudo ressignifica! Mas, além disto; mais profundo e especial, são os significantes que se instalam e nos remetem à reflexões; nos fazem pensar... Isto é a prova do quanto são bons!!!


 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog