84 - Único

       Escolhia uma poesia do Pablo Neruda para trabalhar com os alunos. Encontrei uma que adoro, que fala:

“Eu te nomeei rainha.
Existem mais altas que tu, mais altas.
Mais puras que tu, mais puras.
Mais belas do que tu, mais belas.
Mas tu és a rainha...”.

       ... imediatamente, sinapses maravilhosas me trouxeram a fala da raposa com o Pequeno Príncipe:

“...se tu me cativas,
nós teremos necessidade um do outro.
Será para mim único no mundo.
E eu serei para ti única no mundo...”

       O trabalho, as reflexões com os alunos foram belíssimas a partir destes dois textos. E eu renovei meu encantamento com a poesia e com o trabalho! O que faz com que algo ou alguém se torne único entre tantos, se diferencie e se torne tão íntimo dos nossos sentimentos? Acho isto um mistério fantástico! A raposa explica:

“...Foi o tempo que perdeste com tua rosa
que a fez tão importante”...
e completa:
“tu te tornas eternamente
responsável por aquilo que cativas”...

       Eu não sei se é só isto. O mistério continua e eu acho delicioso observar, sentir e pensar sobre isto. Estas coisas internas nossas, singulares e únicas! Até o momento, o melhor exemplo para definir o que eu sinto sobre isto, é mesmo o girassol. Algo dentro de nós se mobiliza e elegemos algumas coisas e pessoas e para elas nos voltamos. E elas, de fato, são como um sol na nossa vida! Tocam, despertam, iluminam, aquecem, sensibilizam, alegram, motivam, inspiram.

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog