Reunião


...“- Quero falar duas coisas: primeiro, que a nossa turma está muito unida! Que a gente gosta muito de estar junto! Segundo, que eu agradeço à professora por ter mudado os nossos lugares. No início eu não gostei, porque me separou da minha melhor amiga. Mas agora eu vejo que estou conversando com colegas que nem conversava muito, antes e, que isto está tão bom!
- Eu quero falar três coisas, professora! Primeiro, que eu também estou gostando de ter mudado de lugar porque fiquei perto de um menino com quem nem falava muito. Agora a gente está até brincando junto no quintal! E eu estou descobrindo que ele é muito legal! É muito bom isto! Segundo, que eu gostei do sorteio que a outra professora fez, para ver com quais colegas vamos ficar no quarto do Hotel Fazenda, na excursão! E terceiro: não gostei que aquela menina nova não respeitou as minhas coisas. Foi pegando sem pedir licença e riu quando reclamei! Depois, quando derrubou o material de um colega, eu vi e falei pra ela: - olha, você derrubou o material dele, precisa juntar! Ela riu novamente e disse: - e daí? E eu respondi: - bem, eu vi que você derrubou e é de boa educação juntar e se desculpar... Ela riu  novamente e disse que não ia juntar nada. Então eu disse que ia falar com a professora e ela nem se importou: - e daí? Não tenho medo, não to nem aí!”...
Amo! Estar ali, vendo tantos braços erguidos sinalizando o desejo de falar... ouvindo estas falas tão simples, sinceras e profundas atualizando o dia, limpando o coração... revelando a forma como o pensamento, os valores, os sentimentos estão pulsando e se organizando, dentro de cada um, a partir das vivências, das nossas interferências, nossos exemplos e, principalmente,  a partir do espaço que é oportunizado para refletir, observar, falar disto que acontece no contexto externo e no interior de cada um... as raivas, os medos, as expectativas, as dúvidas, as alegrias colocadas em palavras, que escutadas, acolhidas com respeito, são depuradas,  amadurecem e se reorganizam... e os sujeitos vão se construindo com conteúdo, fortes, cara limpa, com dignidade! Por isto tenho esperança de um futuro diferente, melhor! Por isto, gente, que o mundo não se acabe já!!!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog