Guerreiro guaicuru





De longe, fiquei impressionada e curiosa... De perto, emocionada com a força e agilidade do guerreiro Guaicuru!  Belissímo! Ali, homenageado num não menos belo parque de  Campo Grande, MS; cidade que aprecio muito! Onde também tenho uns queridos especialíssimos! Considero importantes e legítimas estas homenagens, este reconhecimento. Que bom! Parabéns! Fico sensibilizada. 
Reflito e penso... bom mesmo seria que este reconhecimento aos povos indígenas, sua história e sua cultura ultrapassasse os limites dos parques e das reservas, das cidades e dos estados; vencesse o preconceito, o desrespeito, a ignorância,  a intolerância e a grande injustiça que permeia, tanto a  história que passou, como a história que continuamos escrevendo... Reconhecimento não só em relação aos indígenas, mas também em relação às outras categorias desprestigiadas.   
E muito bom; mas muito melhor mesmo, seria a convivência de benquerer, respeito e aprendizado que poderíamos ter e que fortaleceria nossas singularidades; enriqueceria  o coletivo, a comunidade, a nação: se eliminássemos os rótulos e a ganância!
Por hoje, eu me curvo e saúdo o guerreiro Guaicuru!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog