Janelas


           Estar de férias em casa, implica em trabalho. De outro jeito, mas sempre trabalho! Com certeza eu preferiria não fazer nada ou fazer outra coisa, como descansar e tomar café com minha amiga; escrever para alguém que eu gosto ou ir até a praia, caminhar, contemplar o mar ou, ficar olhando, das minhas janelas para o morro e para a mata em frente, pernas erguidas, estilo “Ximitão”; com um livro ou meu computador à mão, para escolher e alternar: um pouco olhar, outro pouco ler e outro pouco escrever... conforme o desejo do instante... sem a pressão do tempo, das horas, dos outros, da responsabilidade. Não sei se com todas as mulheres acontece isto; mas comigo e com uma porção que conheço, sim: existe uma culpa por não me dedicar plenamente à casa, aos serviços domésticos; não corresponder a este tipo de mulher. De fato eu não tenho tempo; mas faço o que posso. Então, resolvi me dedicar um pouco mais nas férias e comecei encarando minhas janelas! E são muitas! Muitas e muitas! Com vidrinhos pequenos, quadrados, retangulares... lisos, martelados... que trabalho! Meticuloso, repetitivo, delicado. Quando concluo que está tudo limpo me afasto um pouco e vejo que ali, lá, por fora ou por dentro, ainda ficou algo, uma manchinha e, volto lustrar, pacientemente... Existem tantas receitas para limpar vidros! Mas todos concordam que é melhor limpar um vidro grande do que um pequeno. E isto não é nada animador, pois os meus são todos pequenos ou pequeninos! Mas que é uma beleza contemplar uma janela com vidros limpos, transparentes, que deixam a luz entrar sem reserva, isto é!!!! Enquanto limpava, o pensamento viajava! Não tinha jeito! Lembrei de uma história de alguém que de sua janela, criticava, todos os dias, as roupas que a vizinha pendurava no varal, dizendo que estavam sujas, que a vizinha era muito “porca”. Até que um dia se surpreendeu, pois viu que as roupas da vizinha estavam brilhantes, alvas, muito bem lavadas e esvoaçantes no varal! Foi quando lhe disseram que não eram as roupas da vizinha que tinham mudado; mas sim, que os vidros da sua janela é que tinham sido lavados! Isto me traz e também me leva a outros tantos pensamentos... e me sinto contente por estar limpando os vidros das minhas janelas!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog