Combinado?


       - “Professora, ele está me xingando!”... – “Por que você está xingando ela?” – “Ah! Porque ela está me olhando”!... – “Mas por que isto está te chateando? Qual o problema nisto: ela te olhar”? – “Eu não gosto que me olhem! Vamos combinar: eu não olho pra vocês e vocês não olham para mim nunca mais, combinado”? – “Não, não dá pra combinar isto”. – “Mas por quê? Vamos combinar sim: eu não olho pra vocês e vocês não me olham”... nesta altura, todos na sala estavam parados, olhando e acompanhando o “caso” sério que se instaurara. – “Olha, não dá para impedir os nossos olhos de olharem para lá e para cá e, em algum momento, vamos olhar para você”... – “mas eu não quero que me olhem! Não quero, combinado”? – “Querido, se a gente olha para você é porque você é importante para nós! Não olhar, significaria o contrário”... ficou pensativo por alguns momentos e toda turma em silêncio (milagre!), esperando o desfecho... então ele levantou e  sorrindo concluiu: - “Mas então vocês olham para mim porque me acham o mais bonito da sala?!!!  Todos riram, aliviados, junto com ele! Não precisavam responder! Um riso coletivo aconchegante! De acolhimento e respeito. Impressionante como as crianças compreendem as coisas a fundo... falam, silenciam, se queixam, criticam  e se solidarizam sem mais delongas. Direto ao ponto. Um privilégio participar destes momentos.

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog