Melancolia


         Melancolia, funda tristeza pelo inesperado que de repente invade, adentra e fere, lá na alma; me contata com os versos  lindos do poeta nativista gaúcho João Chagas Leite:
“meus desassossegos sentam na varanda,
pra matear saudade nesta solidão,
cada por de sol, dói feito uma brasa,
queimando lembranças  no meu coração”.
         O olhar ansioso varre e captura imagens da varanda ao horizonte, do lago  aos morros, como se tudo e nada visse... em algum momento, encontra uma ave e acompanha, distraidamente seu vôo. Até que percebe um colorido e então se detém. Um papagaio, um tucano?... a ave pousa numa árvore, bem em frente à janela, minha preferida, de observação. Na verdade, um pica-pau! Então meu olhar aquieta e centra, surpreso, porque até então não tinha visto um pica-pau livre; só em cativeiro. E ele escolhe esta árvore linda, aqui em frente! Se demora no local, pulando de um galho a outro, escolhendo o melhor lugar para “picar”. Escuto daqui o barulho do bico “picando” os galhos! Nossa! Que esforço e que força! Quanta boniteza! Ele me cativa neste seu fazer! Me esqueço dos desassossegos  e fico curtindo o presente: lindinho, de topete vermelho!  Experimenta aqui e ali. Mais para cima, para baixo! Lado de lá, lado de cá... até encontrar o que procura e se acomodar. Muito tempo depois, vai embora. E neste tempo todo, eu me refiz, sem perceber. O pica-pau estava cuidando da vida, inteiro, dedicado, centrado. Cuidando de si. E eu, contemplando, esqueci das coisas pequenas que conflitavam dentro; aprumei o olhar, recolocando as coisas nos seus lugares e me permiti deleitar! Deleitando, percebi como “tensionava”, criava e temia fantasmas à toa. Bendito pica-pau! Coloriu e salvou a tarde de domingo!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog