Falar ou silenciar?

        Li que um casal convive há mais de vinte anos em silêncio. Após um desentendimento ficaram sem se falar e aí se descobriram felizes. Isto não sai da minha cabeça. Não pelo fato de não se falarem, mas pelo fato de que foi este  “pequeno detalhe” que lhes oportunizou seguir em frente, conviver, ser “feliz”. É o que dizem que eles dizem. Não duvido, porque existem tantas possibilidades de relações... acho que todas que a gente quiser inventar.  Talvez não se falando, se observem e se percebam mais; façam outros tipos de leitura: dos olhos, da expressão do rosto, da postura, do sorriso, das lágrimas, da seriedade, do cansaço, do movimento das mãos, jeito de andar, parar, sentar ... Eu amo as palavras! Ainda estou aprendendo me expressar, soltar o verbo e me encanto com os progressos e descobertas desta fala que se liberta. Mas reconheço suas sutilezas. E aprendi fazer leituras silenciosas, também. Mas interpretei errado, algumas. Assim como me engano quando penso que compreendo a fala do outro; porque na  verdade, muitas vezes falamos por metáforas; falamos o que gostaríamos que fosse; falamos abobrinhas; inverdades; falamos para agradar, seduzir; falamos para nos promover; para ter o que fazer, falando sem pensar; falamos para oprimir, exercendo poder... Mas, por vezes falamos o que sentimos, de verdade! E algumas vezes, falamos com os olhos e com palavras, ao mesmo tempo e coisas diferentes! Nossa! A minha fala ainda se articula e sai melhor através das palavras escritas. E eu, de fato me encanto com esta possibilidade de interagir no silêncio! De me comunicar com o outro através de outros canais, especialmente através dos olhos; através da energia que flui de um pra outro, através da música, através de um toque... embora reconheça que este campo seja delicado. Por outro lado, esquivar do embate das palavras pode ser covardia, imaturidade, defesa... não dá para  saber, julgar, opinar... Bom mesmo é comunicar o que a gente sente e interagir, do jeito que for; sem medo, culpa ou preconceito.

         

 

1 comentários:

ELICIANE disse...

POIS EU ACHO QUE VOCÊ SE COMUNICA MUITISSIMO BEM TAMBÉM NA LINGUAGEM VERBAL. É DOCE E ENCANTADOR CONVERSAR COM VOCÊ... MAS TUA FALA TAMBÉM É FORTE E INSTIGANTE. AH... E EU ME ENCANTO TANTO COM TEUS ESCRITOS QUANTO ME ENCANTO COM RUBEM ALVES. É AQUELA SENSAÇÃO ASSIM: EU QUERIA TER ESCRITO ISSO! BEIJOS ELI


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog