Luto

Meu coração está partido, como de tantos, sei, com isto que aconteceu numa escola do Rio de Janeiro, ontem. Invasão. Pânico. Medo. Terror. Morte de crianças, adolescentes. Banalização da vida. Na raiz. Injustiças são adubadas em todos os lugares e setores,  todos os dias. Há todo momento somos atualizados sobre os números, os fatos, os motivos. Apesar de muitas coisas retrógradas, da desvalorização, das crises, dos altos e baixos; na minha experiência, no meu acreditar, a escola ainda é (ou era) um lugar protegido, onde podemos sonhar com um mundo melhor; falar da liberdade com liberdade; denunciar, conversar e alertar sobre o preconceito, a intolerância, a discriminação; fomentar idéias, “saberes”, pensamentos;  ideais saudáveis para uma sociedade mais justa, um Brasil bom para todos os brasileiros; que acolhe e protege, incentiva, valora e promove seus filhos, especialmente  as crianças, os jovens, os desvalidos, os diferentes. Este massacre parece falar que não há mais lugar seguro! Muitas famílias já não são lugares seguros para crianças e jovens; igrejas que pregam a segregação e o fanatismo, também não. Escolas também não. Nestes trinta e poucos anos em escolas diferentes; estados e propostas diferentes, nem sempre vi coisas boas; mas o que me fez perseverar, acreditar e continuar com alegria, com desejo, foi a possibilidade de ter e manter este espaço do diálogo, da troca, da reflexão, da produção; das alternativas, da dinamicidade, da possibilidade repensar, possibilidade de mudança, de construção. De esperança. Eu vi isto acontecer, muitas, muitas e muitas vezes! O que me conquistou, me encantou definitivamente! Por isto, o massacre produziu em mim um susto diferente. Mexeu em algo fundo. Eu não quero perder minha esperança! Preciso dela para encarar os olhos dos meus alunos, todos os dias. Não quero perder o brilho dos olhos no exercício do trabalho porque sei que ele é importante para manter o brilho dos olhos nos meus alunos... Hoje está difícil. O coração sangra. Momento de grande luto. O que isto está nos falando, em profundidade?

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog