Metáforas

Palavras ao ponto”. Fiquei maravilhada quando ouvi! Foi uma das sugestões apresentadas, pelos alunos, para o nome do livro de poesia da turma. Que coisa bonita! Uma metáfora! ... “professora, é assim...uma ideia fica no cérebro e a gente vai pensando, vai escrevendo até que, aos poucos, ela se transforma em poesia...”. Lindo! Isto! Isto me apaixona e me toma! A magia que acontece nesta mistura\combinação de palavras para expressar  pensamento,  sentimento... E ver esta paixão no outro, nos alunos, me enche de uma alegria ímpar! Outra sugestão: “Fantástica fábrica de poesias”... profe, parece com o nome daquele filme da fábrica de chocolate...é que tem uma máquina dentro do cérebro da gente e ela manda as ideias para a nossa imaginação e a imaginação faz as poesias... e isto nunca acaba! Sempre fazendo mais e mais... o combustível da máquina é o pensamento... é só pensar...”.  E mais outra: “Arte em palavras” porque eu penso, profe, que pensar também é arte; a gente pode criar coisas com as palavras, como as poesias...”. Eu fico num contentamento só, em ouvir! Tanto do lugar de alguém que ama isto tudo e observa, um pouco de fora e se deleita; quanto do lugar  da professora, esta que está presente na condução e mediação do trabalho! Metáforas... elas são maravilhosas e curativas! Com elas dá para olhar e falar daquilo que comumente não nos atrevemos; seja por censura, medo, ética, culpa, pudor... ou dor... consciente ou inconscientemente. Descobrí-las é encontrar com a liberdade e com as rotas de voos mais altos, desafiadores e belíssimos!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog