"Vira natureza"...

... “ eu gostei muito deste livro porque a menina da história gostava muito da natureza e dos animais e porque um dia, quando a vó dela morreu, ela disse: - não preciso ficar triste! Minha vó morreu e virou natureza!”... enquanto a aluna falava, entusiasmada, apresentando aos colegas o livro e a sua leitura do  mês, percebi como esta leitura estava sendo significativa para ela, auxiliando a lidar com todas as questões que envolvem a morte, com estes medos e apegos e fantasmas que nos assombram a vida desde que nascemos, uma vez que cada dia é dia de viver e também pode ser dia de morrer! Percebi o alívio na sua voz, na expressão do rosto e do olhar... claro! Entendi o que ela pensava! Se a gente morre ou se morre alguém que a gente ama, vira natureza; então não morre, continua de outro jeito e ainda mais, continua pertinho  e numa forma bonita! E toda turma compartilhou com ela aquele instante, aplaudindo a descoberta! Foi um momento bem especial, que me encheu de emoção e quando, novamente, me senti no lugar certo; quando aprofundei o porquê de apesar dos anos, demandas e das limitações, goste do meu ofício e ele me encante e reencante tanto, incessantemente, presenteando com este aprender e reaprender através dos olhos das crianças e de estar ali, oportunizando e partilhando momentos únicos de descobertas, reflexão e humanização. Ler e escrever é muito bom! É mágico e profilático.

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog