Anos 70

Uma onda de nostalgia e "benquerer" invade meu cotidiano lendo as postagens, na rede social, de um grupo de amigos, conhecidos e contemporâneos da década de 70, da minha cidade natal, Ijuí, no RS. Reencontros e encontros bonitos, surpreendentes! A cada postagem, reconheço e identifico uma parte da minha história; porque estas pessoas estavam comigo naquele contexto e mesmo sem partilhar intimidades com muitos, eu os conhecia e os eventos a que eles se referem,  vivenciamos ao mesmo tempo; com alguns, partilhando minúcias; com outros, apenas o espaço e a época... Época de nossa adolescência e juventude. Um período rico e delicado! Renato e seus Blue Caps chegam outra vez até mim, emocionando e enquanto dirijo até a casa de minha filha, para passar a tarde com minha neta, sinto alternar estas duas em mim, a garota dos anos 70 e a avó de 2013... que coisa impressionante! De repente só existe o passado e o futuro. No passado sou eu, garota, estudante, cheia de sonhos e expectativas e no futuro sou eu também,  já avó; aposentada e tudo... algo que parecia tão, mas tão distante, pensado lá, naquela época... O futuro chegou e nem percebi claramente! Só que o futuro agora é presente. Do futuro mesmo, nunca se sabe, mas de alguma forma mágica e metódica, o futuro sempre transforma-se em presente... talvez por isto, seja difícil encontrar, ficar e viver somente o momento presente...  O passado, ficando cada vez mais longe; deixa as lembranças cada  vez mais fortes, impregnadas de melodias e emoções, que, quando são atualizadas, como agora, pelos comentários, fotos e alusões, nas postagens, remexem-se, suspiram e vibram! Embora não se possa fazer nada a mais e nem a menos, com elas. Só adoçar o presente e, por vezes, traduzir, explicar ou nomear algo, que agora, de longe fica mais fácil; mas que na época e no momento, não tínhamos palavras, nem compreensão, nem clareza do que era... e recordar, falar, escrever sobre isto é tão bom! Liberta e apazigua, conforta e enternece. Bonito ver, capturar de alguma forma, o que o tempo oportunizou a cada um... e como cada um chega, agora, em fotos e palavras, aqui; acrescido de experiências ímpares; atuando, ainda, com vigor; mas já expectadores dos filhos e netos... assim como um dia, nos anos 70, foram os nossos pais e avós em relação a nós...  É a vida! Com seus lados, cores, tempos, formas, enredos e acessórios. Coisa linda! 

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog