Confiar


Confiar! Que bom que ao final de um dia ou de um ano, podemos encontrar e nomear pessoas em quem confiamos ou que confiam em nós! Num cotidiano volúvel, permeados de relações descartáveis, interesseiras, mascaradas, desrespeitosas, sem cultivo, sem cuidado; confiar e mostrar-se, de verdade, torna-se cada vez mais difícil. Enganar é mais fácil. Tudo conspira para isto...
 E é vital confiar. Em algum momento, temos que decidir se vamos nos entregar e confiar; se queremos ser confiáveis ou não. Isto, depois de escolhido, é pra sempre! Mesmo que o amigo vire inimigo: um dia, confiou em você! Te deu algo para guardar: um objeto, um sentimento, um segredo, uma queixa... e você tem que continuar guardando. É muito sério. E se aprende na infância, como a maioria das coisas.
Se não aprendemos enquanto criança, podemos aprender com uma criança!  Se a gente permite ou se permite falar menos e ouvir mais; reagir menos e observar mais; responder menos e perguntar mais e uma série de etc... aprendemos com as crianças o tempo todo! Com suas ações, falas e associações encantadoras, oportunizam reflexão, mudança, sensibilização, humanização, crescimento e muita, muita alegria!
É maravilhoso redescobrir\“reesperançar”\reencantar na interação com as crianças e com aqueles que, conosco, se permitem aprender com elas ou como elas!!! Com suas ações, falas e associações singelas, encantadoras, oportunizam reflexão, mudança, sensibilização, humanização, crescimento e muita, muita alegria!
2016! Eu me despeço e agradeço! Obrigada pelos laços de confiança que durante teu percurso pude estabelecer e aprofundar. Eles me fortaleceram, levantaram, acarinharam, vibraram dentro de mim; alimentaram e mantiveram a minha esperança!






 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog