O aniversário da Bombom

     


     
      O dia amanheceu lindo! Os verdes e a luz entravam pelas janelas, convidando para algo especial!!! E “o especial“ chegou! Entrou pela porta; num braço a Bombom e no outro a mochila.
- Vovó! Hoje é o aniversário da Bombom!  Vamos fazer uma festa?
- Claro! E o que faremos para esta festa? – falei, derretida, abraçando menina e boneca.
- Primeiro vamos fazer docinhos, vovó! De massinha de modelar. Trouxe de casa!
- Certo. Vou colocar uma toalha na mesa para fazermos  os docinhos...
- Não, não, vovó! Vamos sentar no chão. É bem melhor! Senta aqui comigo. Não vai sujar nadinha. Faço lá em casa...
- Querida, a vovó prefere fazer na mesa, para poder sentar. Estou com dor nas costas, Maria!
- Ah! Vovó! Senta aqui que a dor vai passar! Vai ver só!!!
E não é que passou, a dor?!!! E o tempo também?! Perdi a noção das horas fazendo bolinhos e docinhos com os apetrechos que ela trouxera! Massas coloridas; engenhocas para apertar e modelar formas de todos os tipos: grandes, pequenas, grossas, finas... gente! Que delícia!!!! Eu não queria parar de produzir... Mas a mãe da aniversariante tinha outros planos.
- Agora preciso fazer um bilhete para a minha filha. Você precisa me ajudar, vovó.
- Quer parar de fazer docinhos? Então temos que guardar o material, antes de fazer o cartão.
Ajudou-me a recolher restos de massinha e limpar o chão. Outros materiais vieram: lápis, canetinhas e folhas...
- Quero escrever “TE AMO! UM  BEIJO, FILHA”! Como faz  vovó?
Estava ouvindo direito? Ela queria escrever de verdade?!!! Achei que iria fazer um desenho, escrever o nome... e que diria algo para eu escrever...  Tenho pensado nisto, ultimamente: como será que ela irá percorrer este caminho da construção da leitura e da escrita? Vou participar? Como? Ela vai gostar? E como eu vou me portar?  Respirei e procurei agir como faço com os alunos, com tranqüilidade. Alfabetizei alunos, filhos; mas uma neta... primeira vez!!!!
- Você tem que fazer do seu jeito, querida! É para sua filha!
- Ah! Mas eu não sei escrever, ainda, vovó! Me ajuda!
A emoção foi me tomando! Coisa linda este momento! Revivê-lo, agora com minha neta!!!! Bom demais!!!!!
- Bom... então vamos lá... Como será que se faz o TE...
Ela me olhando, compenetrada, decidida, confiante! E então fui pronunciando cada palavra pausadamente; destacando e exagerando a emissão dos sons e ela foi associando com o que sabia e registrando... Evidentemente que já viu o alfabeto em sala de aula; que brinca, joga com as letras e que já conhece uma boa parte delas; mas daí a partir para uma escrita mais formal... me pareceu precoce; mas fui acompanhando; procurando dominar a ansiedade e a alegria intensa!!! Algumas associações foram difíceis, especialmente em relação ao F, J e H. Dei uma ajuda... e bateu uma dúvida... queria separar a profe da vó... foi difícil... é que tenho muito cuidado, muito respeito para com esta construção... para não forçar; para não tirar o prazer da descoberta... Mas foi!!!! Fiquei muito emocionada com este fazer e com o resultado!!!! Muito mais com o fazer do que com o resultado!!!!  Ver minha netinha neste processo de registrar o sentimento, o pensamento, com interesse e prazer, foi algo imensurável!
- Agora chega, vovó, já está bom! Vamos arrumar a mesa? Tem uma vela, vovó? Precisa...
Assim! Assim as crianças lidam com as coisas! Simplesmente. Cada coisa num momento. Cada momento inteiro, intenso... e deu! Desprendem-se dele, entram em outro, voltam...muito tranquilas!
A mesa ficou linda! Bombom foi homenageada de várias formas! Com doces, cantorias, bilhete, abraços...  E eu só curtindo...
Ô vida boa!!!! De boneca e de vó!!!! Delícia de aniversário!!!!!







 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog