Papai Noel




Fechávamos a roda para iniciar a última noite da novena familiar, antes da ceia de Natal, quando ouvimos as palmas... Em seguida, as calças vermelhas descendo a escada, mexeram com todos! E, antes que toda figura ficasse visível, todos já sabíamos quem era a visita inesperada!!!! Risos, gargalhadas, emoção, gritinhos, vivas, saudaram o Papai Noel! E só havia uma criança no grupo!!!!
No momento, pensei que era a primeira vez que o Papai Noel visitava minha casa. Estava emocionada! Sabe aquela emoção que amolece as pernas; provoca um vazio na boca do estômago e riso nervoso? Esta. Ah! Papai Noel não tem nada a ver com consumismo! Só para quem quer.
 Como seria a vida sem estes rituais e momentos de magia, quando o imaginário enche tudo de brilho, alegria?!
Durante a novena, nosso curto tempo de advento, nove dias; tivemos em mente e presente, nosso momento, nossa fragilidade; nossos medos, sonhos e desejos. Nossa vida pessoal e comunitária. E ambos: nosso pequeno e particular canto nesta nossa grande casa, o planeta! E nele, o Pai, a Mãe e os nossos irmãos. Uma imagem que eu gosto! De repente, os outros, também.
Nesta última noite, véspera do Natal, para acrescentar e aprofundar os significantes anteriores, especialmente o da noite anterior, sobre a “semeadura”; tínhamos a frase: “ se for possível, no que depende de vocês, vivam em paz com todos”... Interessante! Parece que, quando se fala em paz, subentende-se encontrar o mundo em paz para meu deleite... Como se a paz viesse de fora e do outro... que ele não me perturbe, por favor! Não me provoque, não faça demandas, não me frustre; não “encha o saco”; não faça guerra; não me decepcione! Mas e se for ao contrário: o quanto depende de mim, a paz???
E então o Papai Noel chega e traz aqueles presentes: sementes! De flores! De amor-perfeito!!! Deixando, também de presente, para quem quisesse, uma reflexão sobre toda simbologia e significantes que sementes e flores têm para cada um...
 
Então, o amor e a paz que eu quero, tenho que semear e cuidar? Ah! Papai Noel... não era mais fácil termos feito o “amigo secreto”?
Então lembrei que um dia já tivemos a visita do Papai Noel, em casa... Anos atrás, quando os filhos eram crianças... Naquela noite, o Ximitão, de cabelos já branquinhos, foi vestido pelos netos... o desejo e a fantasia produzindo magia através do benquerer! E o presente? Era a alegria e a entrega do vovô!  Ele e cada um, um presente especial para o outro!
Presentes especiais, a gente ganha, mas nem sempre percebe, nem sempre cuida... alguns deles, são delicadas sementes que precisamos cultivar com afinco e sutileza...

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog