63 - Coisa boa!

          Rubem Alves falou que “ciência é coisa boa”. Eu também acho. Descobrir coisas é muito bom! Redescobrir, ainda melhor! Adoro ver os meus alunos coletando folhas, flores, bichinhos, pedrinhas, galhinhos... trazer para a sala de aula, pro nosso “cantinho” das ciências. Por vezes vejo um e outro sozinho ou em pequenos grupos, olhando, durante a aula, as coisas coletadas; analisando uma mariposa, um grilo, uma aranha morta, encontrada na rampa. Eu digo a eles que são “pequenos cientistas”. De repente lá vem um, com uma lata na mão: “olha só que formigão encontrei no quintal!... será que ele vai fugir?...”. De quando em quando vem um aluno de outra sala com alguma coisa na mão para doar, colocar no nosso cantinho (todo mundo sabe que na nossa sala tem um lugar para estas coisas): “eu trouxe lá de casa esta borboleta morta pra colocar junto com os outros bichinhos aí na tua sala...”. Algumas vezes também recebemos visitas; gostam de vir ali, olhar... estes dias, alguém trouxe um filhotinho de cobra coral encontrado por aí, morto, lindo! Foi uma festa! Muitas teorias, muitas hipóteses sobre o seu veneno... uma cobra sempre produz muitos efeitos! Temos também um pedaço de osso de baleia (a diretora nos presenteou) e sobre ele muito se discorre, todos os dias! Acontece, também, de entrar uma e outra borboleta pelas janelas; passarinhos virem cantar nas proximidades; um tucano pousar na árvore mais alta... Na verdade, nada sofisticado, nada inovador. Tudo muito simples mas cheio de magia! É especial perceber o brilho de curiosidade nos olhos deles! É curiosidade saudável, bonita que se deslumbra, assombra, encanta com as pequenas coisas! E isto, de fato, é uma parte muito boa: redescobrir o mundo através dos olhos deles! Todos os dias. Todos os anos. É magia, com certeza!



 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog