Presente de sexta

A tarde de sexta-feira encerrou, na escola, de forma prazerosa. Nas minhas aulas, era dia de escolha dos livros de literatura para leitura no mês de Abril. Os alunos escolheram e  iniciaram a leitura, demonstrando interesse, curiosidade. Vinham me mostrar o livro escolhido, falar dele, a que coleção pertencia, do que se tratava... e gradativamente uma quietude se instaurou na sala, sempre mergulhada num falar e movimentar constante; cada um encontrando um jeito de estar com o seu livro; se envolvendo com ele... Uma delícia observar e muito mais, fazer parte disto, partilhar isto! Coloquei um CD com músicas clássicas gravadas somente ao som do piano, por uma amiga... Tudo de bom! Aconchegante. Um aluno até falou que estava dando um soninho gostoso nele... mas não era sono de chatice, era sono de relaxamento! Percebei que não estavam  só pensando ou interessados na leitura do “livro indispensável”, mas também nas “leituras extras”; o que me deixou mais orgulhosa deles ainda! Terminar a semana vendo-os com vontade de prosseguir “posso voltar a ler o meu livro agora que terminei o exercício?”...  e não de  “não vejo a hora que isto acabe  para ir embora” é muito especial! E me surpreenderam mais ainda, manifestando o desejo de concluir um trabalho iniciado num outro dia, de criação de personagem para posterior produção de narrativas individuais e coletivas... “professora, eu queria terminar de desenhar o meu personagem”.... “eu queria escrever a história do meu personagem”...  Tudo que faz uma professora feliz! Emocionou! Tocou fundo! Belo! Belo presente! Que eu curti muito!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog