Medo


Toda vez que acompanho meu pai, octogenário, ao banco, ganho um abraço! Ele fica muito inseguro e nervoso diante do caixa eletrônico; com a digitação de senhas e com as solicitações que são feitas durante as operações para verificar e retirar extrato ou  fazer uma retirada da sua conta. Eu tento intervir o menos possível para que ele sinta-se independente; fico ao lado, lendo junto, ajudando a interpretar e assegurando que está avançando corretamente.  Quando finaliza a operação, fica feliz feito criança, me abraça, agradece muito! Como se tivesse vencido uma grande batalha! Isto me sensibiliza. Coisas que são  aparentemente tão simples para mim ou qualquer outra pessoa, para ele, são extremamente difíceis e sofridas. Causa de inquietude, descompasso do coração, insônia, medo. Quanto mais teme errar, mais erra. O medo de errar é horrível! Crianças, quanto mais inseguras, menos se desafiam e o medo de errar provoca bloqueios, impedindo-as de aprender, avançar, aproveitar, deleitar. “escrevem pouco para errar pouco”! Privam-se de brincadeiras, de participar em tantas coisas por medo de não acertar, de não agradar, de não serem “boas naquilo”, de não serem aprovadas por este ou aquele... por medo de serem criticadas, castigadas, ouvir deboches...isto porque ao lado de um que tem medo, sempre tem um arrogante autoritário, que sabe tudo, entende de tudo, é melhor em tudo... não tem medo de nada e sabe tirar proveito do medo do outro. Crescemos... e nos tornamos adultos sem voz e querer; ou com voz e querer distorcidos, limitados, medíocres, Eu tive medo de muitas coisas; isto motivou algumas de minhas escolhas, quando não tinha a percepção e compreensão de hoje. Lamento ter me deixado dominar por ele em muitas esquinas e, por conseqüência, sinto saudade dos horizontes que não vi, das melodias que não ouvi, das paixões que não vivi, das emoções que não senti e dos aprendizados que não fiz. Percebo que o medo é algo enraizado na infância; quando somos impedidos de experimentar quando deveríamos ser orientados, estimulados para o experimentar e pensar, na medida em que vamos abrindo nosso olhar e nosso desejo inocente de explorar e interagir com o mundo, nos contextos diversos. Na verdade, nosso primeiro medo não é nosso; é do outro. E, muitas vezes, o medo do outro não é pelo que possa nos magoar, ferir e, sim, medo de que sejamos mais felizes ou livres do que ele. O pior de todos os medos e bloqueios, penso, é o de ser diferente e temer tudo que é diferente; o que é uma grande bobagem, porque é isto que somos, de verdade, diferentes. Não há como fugir disto, a não ser, enclausurando. Este "fantasma" é "duro de roer"! 

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog