Aguenta firme!


Cedinho, caminhando pela rua  ainda silenciosa de gente, centrada na cantoria da passarada, fui abordada, gentilmente, por uma senhora: - “quer uma palavra de Deus”? Estendi a mão e peguei um papel. Eu adoro palavras e, se vem de repente, uma de Deus, então!!! Na verdade, eram duas palavras: AGUENTA  FIRME. Eu não gosto da palavra agüenta quando ela sugere passividade. Mas quando indica força, perseverança, paciência, sim. Tenho intimidade com todas estas conotações e por isto a manhã ficou diferente, depois deste encontro, com os pensamentos que ganharam vida... Viver é dicotômico. Extremado. Sentimentos, pensamentos, impulsos, percepções... manter a ordem, o equilíbrio, é estressante; especialmente nos encontros com o outro, também um mundo assim, como o meu: dicotômico e extremado! Manter a ordem, o equilíbrio nas relações, é exigente... tantas diferenças, tantas semelhanças! Sutilezas, melindres, detalhes, tons e o quanto cada um coloca de importância, valor, cuidado, egoísmo e generosidade, na relação. Quanto cada um sabe e está preparado para dar e receber, renunciar e doar. E quer fazer isto. Alguns só aprenderam receber; outros só dar. Outros só aprenderam dar com condições. Outros a receber com egoísmo e superioridade. Outros não dão porque não receberam, não sabem e não têm nada para dar... Às vezes não há mesmo nada para dar, nem para esperar receber. Às vezes não vale a pena dar e nem receber. Nem investir e nem aguentar. Muito menos aguentar firme! Aguentar firme, acredito,  é manter a vida (cuidar), não esmorecer, não perder a dignidade, nem o sonho, nem o norte. Cheguei em casa e vi que um beija-flor se debatia, desesperado tentando achar uma saída, prisioneiro dentro da minha sala, embora todas as janelas estivessem abertas. Eu disse a ele: - “aguenta firme”! Com tempo, esforço e jeito, consegui conduzí-lo em direção às janelas, quando ele, então, libertou-se, refugiando-se na mata... certamente aliviado e um pouco mais advertido!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog