Raízes

Minhas raízes estão aqui”, sou feliz aqui” – disse o meu pai, ao telefone; referindo-se à cidade que o acolheu e onde viveu  por mais de setenta anos. Importante saber e reconhecer onde estão nossas raízes e o que nos sustenta neste planeta! Tenho raízes fundas na minha terra natal (RS); mas também aqui, onde vivo há mais de vinte anos (SC). Se a gente não se entrega, não aprofunda e não cultiva, não cria raízes. Tem gente que acha importante não criar raízes; para ser livre! Estar aqui ou ali, tanto faz, para eles! Maravilhoso, isto: jeitos diferentes de pensar, sentir e viver! Mas será que a gente pode escolher e fugir das raízes mais fundas, lá das vivências da primeira infância, quando éramos tão vulneráveis? Quando escuto as músicas nativas e o Hino Riograndense ou o Hino Nacional; quando ouço a história, fatos relacionados a minha cidade e meu estado natal ou ao meu país; aos valores que aprendi e vivi, algo fundo se remexe e eu me reconheço ali; sinto-me pertencer a algo. Isto eu chamo de “minhas raízes”. É involuntário. Algumas destas, gostaria de não ter estabelecido; gostaria de cortar. Mas parece impossível, tão “enraizadas”...  Outras me fazem bem ter, atualizar, cultivar. Gosto de me sentir “enraizada” em algumas coisas. Dentro da minha visão, quando estamos verdadeiramente enraizados, temos uma consciência mais clara de quem somos e o que queremos. Temos uma história. Bonita ou não, mas temos e podemos escolher continuar ou mudar. Isto permite a gente sonhar, trabalhar, buscar alternativas; desenvolver ética e respeito. E civismo. Comprometimento com a vida e com o outro. Parece-me que quem está solto, não se compromete com nada  a não ser com o seu interesse pessoal; não tem amor a nada e muito menos respeito. A situação de caos que  emerge em pleno século XXI, que apresenta, de um lado, tantos avanços tecnológicos e de conhecimento e, de outro, escassez de ideais, idealistas, líderes e a total banalização da vida, valores e sentimentos, me faz pensar que o sentimento de “pertença” não está sendo construído, lá onde deve: no berço, no colo, na infância, nas famílias e nas escolas. Isto é assustador. Difícil que  a polícia e a repressão deem jeito!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog