Fulni-ô


   Índios Fulni-ô, de Pernambuco, no Quintal...
Homem da terra!
Vejo tuas cores
e me emociono!
Lindo e nobre!
Em ti, vejo a Mãe,
nossa mãe,
que você ama e respeita!
que você escuta e protege!
E que te abraça,
e te acolhe num verde,
grande e silencioso abraço!
Vejo que é só ali  que respiras,
descansas e te fortaleces;
ali adormeces e sonhas teus sonhos
de paz, de fartura e liberdade
em sintonia com as águas,
os cantos da passarada
e o coração  da mata!
Eu sei, irmão mais velho...
Um dia foste acordado
sem cuidado
e expulso deste abraço!
Teus olhos ficaram tristes,
o coração apertado;
teus filhos com fome
e teu povo atordoado,
empurrado para uma
terra violada,
      tornada seca,  
com rios contaminados!
Sofreste muito!
Ainda sofres.
Escuto teu choro
teu grito sufocado!
Teu lamento fundo
e tua história
ecoam no meu coração!
Carregados pelo vento
espalham-se e, num dado momento
eu escuto... sim! A Natureza chora!
Cansada, explorada, agonizante
a mãe Terra chora!
Chora de saudade de ti,
um filho querido!
Saudade dos teus carinhos,
cuidados e respeito.
Saudade do teu canto,
da tua oração!
Eu tenho orgulho de ti,
meu irmão! Admiração!
Ao teu lado
eu me sinto feliz,
eu me sinto em paz.
E tenho vergonha de nós!
De nós, os que viemos depois!
Do que fizemos,
arrogantes e ignorantes,
 a ti  e nossa mãe.
Perdão!
Aprender contigo
é  um desejo grande !
E que meus filhos,
meus netos,
meus alunos 
também tenham e queiram 
este presente!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog