Benquerer



Decepções com meus limites e ignorâncias; com a pequenez e mediocridade dos sabichões, dos que levam vantagem, dos que abusam, roubam e oprimem; dos que machucam sem culpa, sem noção,  sem ética, sem escrúpulos e sem educação, produzem  mal-estar e muita raiva; desânimo; especialmente quando penso que poderíamos estar mais evoluídos; num outro nível de relacionamentos, entendimentos e organização. O que não deixa esmorecer é ainda perceber as sutilezas e a vida que se manifesta em tantas formas, cores, sentimentos e palavras!
Estou viva! Meus sentidos atualizam comigo, isto, a todo momento, pacienciosos e incansáveis! E eles se conectam com minha alma e , à revelia; não param de me surpreender! E ensinar. Tenho visto tanta coisa bonita! Tanta! Paisagens e mãesagens fabulosas... de tirar o fôlego e transbordar emoções! Azuis e verdes em tantos e inomináveis tons... coloridos, algazarras e silêncios produzidos pela singularidade de pássaros, gentes, águas e pedras cantantes! E pores-do-sol! Quantos?!!! Em horizontes de mar, de morros, estradas, de prédios... de lagos, rios, florestas e de flores; de multidões e de solidão... com nuvens, neblinas e com céu transparente... Nenhum igual! Nenhum! E dias de sol luminoso, noites quentes e enluaradas; tardes melancólicas e manhãs congelantes. Gentilezas, sorrisos e alegria em cuidar, servir, dar o melhor de si, respeitar e acolher: também tenho visto! E tanto benquerer! Tanto quanto folhas e cores... mas nem todos assumidos! Nem todos tão claros! Uns, sim! Vêm num abraço espontâneo, na palavra fácil, no gesto despreendido! Outros, chegam por linhas tortas, meio quebrados, um pouco mascarados, um pouco ásperos... é preciso aprender a recebê-los com amaciantes. Alguns vêm no anonimato, um pouco sem querer, outro pouco sem saber como expressar. Nesta mesma linha, uns aparecem disfarçados, enfraquecidos; carentes de nomeação confetes, um pouco de brilho! Ah! Precisam de acolhida, reconhecimento. Outros aparecem amedrontados, lacrados! Clamando um olhar, uma tradução, uma ajuda!
           Dá trabalho. Mas é o benquerer que nutre e sustenta. Por vezes consome, mas sem ele, o que sobra? Quando alguém fala, garante, expressa ou demonstra de alguma forma: “conta comigo”! “Estarei sempre contigo”!... o céu expande, a fênix mergulha no seu mais bonito voo. A Terra respira e segue. A quietude faz poesia. Os olhos se enchem de horizonte.


 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog