145 - Alegria

       Observava, num momento, o olhar brilhante e atento; o sorriso largo e espontâneo dos alunos; a leveza no rosto dos professores, meus colegas; a alegria no ambiente. Era contagiante. E, me perguntei: isto é uma escola? Gente feliz, sorrindo, não querendo ir embora? Apesar de todo trabalho?Cadê a cara sisuda de escola que a maioria de nós traz na memória? Eu espichei meu olhar, procurei e não encontrei nenhum olhar apático, triste, ranzinza, tenso, à margem. Recebíamos a visita de uma ex-aluna, “matando a saudade” do “quintal”. De quando em quando um destes que já passaram pela escola, vêm passar uma manhã, uma tarde conosco. Eles vêm visitar o “quintal” quando têm um tempinho e vejo como passeiam os olhos pelo espaço, curiosos e nostálgicos, buscando juntar as imagens que têm na memória com estas que agora encontram; algumas que se encaixam e outras completamente diferentes. O burburinho, feito abelhinhas e feito formigas trabalhadeiras e alegres, por instantes e aparentemente sem nenhuma razão, me fez lembrar de “O nome da rosa”.  Os monges não podiam rir e morriam quando descobriam  o que o filósofo  Aristóteles havia escrito: Talvez a tarefa de quem ama os homens seja fazer rir da verdade, porque a única verdade é aprendermos a nos libertar da paixão insana pela verdade”.  Muitos se incomodam com o riso do outro. Com a alegria do outro. Felicidade do outro. Muitos adultos não suportam o barulho das crianças, seu choro, seu riso, sua alegria. Acham que responsabilidade, disciplina, estudo, aprendizado só acontecem com sisudez; olho pregado no professor; boca calada, perna travada na cadeira; pensamento contido, cópia do quadro, respostas mecanizadas e modelos; muitos modelos. Na verdade, com a alegria das crianças, temos a possibilidade de encontrar com a nossa própria alegria! E com isto, a gente salva o dia! Ou ganha o dia?!


 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog