154 - Teia das Relações

       Uma das minhas turmas de alunos (3º ano) escolheu e pesquisou sobre ARANHAS para a Feira de Ciências. No início, foi um pouco difícil porque eu tenho pavor de aranhas e estava resistente, porque entre mais de trinta sugestões apresentadas por eles mesmos, escolheram justamente as aranhas! Mas, respeitei e enfrentei; porque já sabia, por experiência, que me surpreenderia e também modificaria o meu modo de ver as coisas. Lembro que num ano, uma turma de 4º ano escolheu pesquisar sobre a Idade Média e outra turma, sobre as Guerras. Eu achei pesado, difícil traduzir numa linguagem para que pudessem entender e além disso, produzir material ilustrativo. Engano. Produziram trabalhos fantásticos! Portanto, me entreguei a pesquisar e olhar bem de frente espécies e espécies de aranhas! Nossa! De arrepiar! Mas não tive pesadelos. As crianças vêem as coisas de um jeito tão natural... pena que a gente esquece que foi criança, também, um dia e, perde este olhar encantado e destemido. Fizemos um trabalho bonito! No decorrer do mesmo, estudando, maravilhados, sobre as teias que as aranhas fazem; aprofundamos, percebendo que não são só as aranhas que fazem teias! Nós fazemos teias, teias de relações. Fiquei encantadíssima com o texto coletivo que eles produziram! Com a sensibilidade, percepção das coisas que têm. Nossa! Como a gentte aprende e reaprende com eles!!!
                                               "TEIA DAS RELAÇÕES
        É uma teia invisível que liga as pessoas. A gente constrói uma teia de relações quando vai conhecendo, se encontrando com as pessoas.  Esta teia, assim como a teia das aranhas, via pra lá e pra cá, porque a gente se movimenta. A teia se reforça quando a gente se conhece mais. Quando a gente não cuida, briga e desrespeita; a teia enfraquece e arrebenta. Daí, as amizades acabam. Quando a gente destrói uma parte da nossa teia, fica triste, sozinho. A teia da nossa sala é super legal, gigante! Quando a gente se dá bem, a teia fica forte! Quando brigamos mas depois conversamos, ficamos forte porque crescemos por dentro. Nós queremos cuidar bem das nossas teias: na família, na escola, na cidade, no país, nos grupinhos de amigos. E fazer novas teias; teias com pessoas, teias com a natureza! Teias para não ficar sozinho, para ter com quem conversar, para ter amigos."



 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog