Mistérios...

        Minha turma do 3º ano, após votação, escolheu  para o próximo projeto, o tema “Mistérios". Fiquei agradavelmente surpresa, porque normalmente, nesta idade,  eles sugerem temas voltados à natureza, brincadeiras... (na verdade, é um grupo singular, pois o projeto anterior também foi “sui generis”, o Egito!). Listaram uns dezenove “mistérios” que desejavam investigar; sendo que limitei em cinco e  decidiram, então, por investigar o mistério que envolve a Monalisa, o Minotauro, os Vampiros, a Medusa e os Zumbis. Fiquei curiosa e antes de planejar e iniciar uma proposta de trabalho julguei, conveniente e determinante, investigar o que a palavra “mistério” significava para eles. Uns fofos! Nunca subestimemos as crianças! Olhem só o que eles falaram: “ mistérios são coisas que alguém disse mas que a gente não sabe se é verdade; algo que a gente fica ansioso para descobrir o que é; fica na cabeça; a gente tem dúvida: será que é verdade ou não é...; uma coisa que ninguém sabe como acontece, mas sabe como é; uma coisa que alguém sabe como é, mas guarda para ninguém descobrir...; ninguém sabe e quer descobrir... pode ser real ou não... tem que seguir pistas, investigar... uma coisa que vai sendo descoberta devagar... aqui, ali... até ser toda descoberta... um dia !”... Comecei a vislumbrar coisas interessantíssimas para fazer; selecionar e associar conteúdos e disciplinas; pesquisas, entrevistas, passeios; articular trabalhos conjuntos com a professora de filosofia e arte, com o contador de histórias... Logo nos envolvemos (eu e eles) na elaboração do projeto e isto foi produzindo reflexão, pensamento, sentimentos, em mim e neles... Justamente o que provoca e mantém o encantamento (meus e deles)!  O assunto mexe com eles e mexeu comigo; porque eu também gosto dos mistérios!!! Naturalmente, como adulto e mulher, eu escolheria outros  mistérios para investigar. Eu até poderia sugerir, pois estou implicada no trabalho com eles; mas neste momento, julguei que não deveria sugerir ou interferir na escolha. Mas, comigo mesma, paralelamente, escolho entre todos os mistérios, o mais intrigante e apaixonante, o amor! Como é que acontece isto? O que faz com que a gente, entre tantas e tantas pessoas, escolha “aquela”! E como ela se instala dentro da gente e provoca tantas sensações, sentimentos, pensamentos, desejos como nenhuma outra consegue?  E como a vida  muda por causa deste sentimento vibrando dentro da gente! E, num segundo lugar (para mim, no momento), o que pode ser mais ou tão misterioso quanto o amor, do que a vida? Podemos até saber muitas coisas; mas mesmo sabendo, é belo, mágico, grande, misterioso demais!!!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog