"Apurando" percepções

Nosso corpo é algo fantástico! O funcionamento e as especificidades de cada órgão é de “encucar” e a sincronia entre eles, então... No momento, me (re)encanto observando (depois de tanto tempo) como um bebê se descobre, se percebe e aprende  a interagir com o ambiente e com o outro. E, na escola,  pesquiso, com uma turma de alunos, sobre  “percepções sensoriais”. É muito bom! Muito bom (re)descobrir as coisas através do olhar, hipóteses e compreensão das crianças! Os nossos órgãos dos sentidos são sensacionais! Nos fazem singulares! Como cada um pensa, elabora, constrói a partir do que vê, toca, ouve, cheira, degusta.... ou do que não vê, não toca, não ouve, não cheira e não degusta. Claro que as coisas não iriam ficar só nisto! As crianças são muito “antenadas, ligadas” e as informações chegam a elas rápida e facilmente e assim,  estamos adentrando, agora, no contexto das “percepções extra-sensoriais”! É interessantíssimo o que eles trazem, o que têm para dizer! E a escola é justamente este espaço para oportunizar e valorar a conversa, o pensar, o expressar... Depois das pesquisas e trocas, as produções de textos! Minha paixão! Até o momento, trabalhamos os títulos: “Cheiros que eu cheiro”,  “Gosto de quero mais”, “Por que esta boca tão grande”?, “Com os meus olhos”... Tenho desejo de repartir um pouquinho estas coisas (frases de um e de outro) lindas, singelas, espontâneas! Sutilezas que fazem tão bem à alma! Olha só:
A boca grande “é para falar bobeira e comer besteira\ é para passar batom e comer bombom”...  “tenho medo de que com esta boca tão grande\ possa engolir o oceano\ tenho que ter cuidado\ com um sopro, posso criar um tornado”... “esta boca dá risada, é abobada\ essa boca fala e é narradora”...  “o fogo queima\ está vermelho\ sinal de que o churrasco pode chegar\sem hora para acabar”; ...  “o meu gosto de quero mais\ é a comida da mamãe”... “faço manha\ por uma lasanha”...  “como é bom e gostoso\ poder sentir esses cheiros\ de mãe, casa e comida”... “os cheiros que eu cheiro\ são do meu quarto limpinho\ do pijama da minha mãe”... “na minha casa\eu sinto o cheiro de lar”... “sinto o cheiro\da família que sempre está por perto” ... “sem o nariz, não ia\cheirar nem uma florzinha\ bem pequeninha\nem uma rosa \tão cheirosinha”... “...o cheiro da flor do maracujá\ também o cheiro da melissa\quando a vovó faz o seu chá”...  “com os meus olhos\vejo uma flor, linda e maravilhosa\e também leio poesias”... “vejo amigas, vejo formigas, vejo amor e vejo flor”... “vejo um trovão e fico alucinada\vejo meus pais, que são legais”... “eu vejo o horizonte, cheio de fontes”...“eu adoro meus olhos, sem eles eu não ia ver as maravilhas do mundo”...

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog