Não engula o choro!

Tem até livro com este nome. Sabe-se que é algo não recomendável dizer. E nem fazer! Nunca! Com ninguém e muito menos com os pequeninos! Choro trancado é como rio represado. Sofre e um dia arrebenta, invade, faz estragos. A natureza do rio é correr seu curso, livre! Ele deseja isto, precisa disto. O choro também. Má educação, falta de respeito, birra, não se corrige nem resolve engolindo o choro. São lidanças diferentes. Manha ou não, o choro sempre está dizendo algo que a palavra ainda não alcança. E enquanto não tem a palavra, o choro é meio de comunicação. Duro é agüentar o choro; principalmente aquele que não explica, não traduz. Para decodificar, precisa atenção, respeito, acolhimento, sensibilidade... Porém, chorar alivia, até cura! Organiza. Conforta. Humaniza. Engolir, represar o choro produz problemas, sintomas; o contrário, não! Por vezes, no cotidiano escuto: “profe, o fulano disse que eu sou “chorão”.... Eu  pergunto: “e você é”? Ele admite ser. Então eu digo: “então está tudo bem”! “Eu também sou chorona e daí? E daí que você é chorão?  Cada um é como é”. Viver em profundidade as emoções é saudável. Viver a frustração, os lutos, as raivas, os medos e as inseguranças que surgem no cotidiano da vida... Vejo que isto  é que fortalece. Amadurece. Não é forte, aquele que foge, não se permite, reprime, esconde, passa “por cima”. “Homem pode chorar, né profe”?!  “Claro que pode! Deve”! – respondo e asseguro. Choro minha emoção e minha alegria! Minha saudade, minhas culpas e medos. Minha dor e meu amor. Minhas bobagens e meus sonhos evaporados!  Choro engolido não é engolido: é choro travado. E o que está travado não anda. Não engula o choro!!!

 

1 comentários:

Ale Sassá disse...

Amei.. Coloquei o tema no google porque por algum motivo nos últimos meses o choro tem ficado travado. Hoje precisei chorar Rsss e a leitura me ajudou. Obrigada


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog