Trabalho em grupo

Pena que o programa Globo Rural, na TV Globo, não vá ao ar num horário nobre. Casualmente, aos domingos, vejo um e outro quadro. E o que tenho visto, tem me surpreendido: reportagens interessantes, mostrando as articulações, superações de pessoas, pequenos grupos, comunidades, visando o bem coletivo (que evidentemente também passa pelo individual).  Hoje, assisti uma reportagem sobre um lugar: Palmeira (ES). Eu me emocionei com o fazer daquele povo e com a consciência que já têm e aprofundam, de trabalho conjunto e de como isto, na medida em que se associa ao conhecimento, gradativamente traz benefícios à comunidade e melhora a qualidade de vida das pessoas.  Particularmente, fiquei tocada com o depoimento de um cidadão falando sobre o trabalho exaustivo que tiveram para livrar o rio do esgoto e devolver a ele, a qualidade da água. Ele falou que tinha vergonha de ver o rio poluído, mas não sabia muito bem o que fazer. Depois, encontraram uma solução, em grupo! Ele também mostrou-se bastante emocionado narrando a experiência ao repórter!  Falou que isto tinha sido possível porque nós somos capazes de transformar... se quiser, o ser humano é capaz de transformar”. Falou com orgulho, com conhecimento de causa, com sentimento de “dever cumprido”.  Destaco, outra vez, estes dois grandes momentos que ele viveu e partilhou na sua fala: como sentia-se antes: envergonhado! E como sentia-se agora: acreditando no potencial criativo e construtivo do ser humano! Nossa! Isto ficou ecoando e provocando meu olhar e minha reflexão; além da admiração... estimulando a vontade de saber, comentar, valorar e espalhar estas e tantas outras coisas boas que acontecem por aí e que nem sempre têm o destaque que merecem.




 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog