Mais valia

“Orgulho de ser poeta”.  Título do livro de poesias de uma de minhas turmas, neste início de primavera. Os alunos me põe pensar...  Dou grande importância e lugar especial aos seus escritos e eles me devolvem escolhendo, entre tantos títulos sugeridos por eles mesmos, este. O livro ficou lindo, dividido em três momentos: sensíveis, atentos e tranqüilos. Rico conteúdo. O das poesias e o do título. E me encanta a confiança e a lidança livre com a palavra; livre do medo de errar, de não saber, de não agradar e de ter que corresponder à expectativas dos adultos. Apenas expressar o sentimento, o pensamento; independentemente  do que isto possa causar; do que o outro possa pensar; exercendo seu direito de existir e agir e, de ser singular. Me encanto com o sentimento de “mais valia” que cresce e aparece sem arrogância, mas com espontaneidade e elegância. Expor-se e arcar com as conseqüências; assumir e defender os posicionamentos infantis, ainda, porque são crianças, mas sem infantilidades; como poucos adultos são capazes. Assim, eu me orgulho dos “meus poetas” que têm orgulho de serem poetas, num mundo cheio de agruras e securas; de adultos  desencantados,  imaturos e equivocados; marcados pela menos valia.

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog