O meu ofício

          
       
       Celebr0, hoje, o meu ofício. Estou na escola há 48 anos. Entrei com 7 e ainda estou aqui. Há 34 anos,  além de aluna, sou professora. Os primeiros 14 anos no exercício da profissão, foram os anos da juventude! Tempo das greves, da luta, dos ideais lançados, gritados ao mundo; das broncas, dos questionamentos, dos enamoramentos com ideais políticos e teorias sobre educação. Dois encontros decisivos nesta época: Paulo Freire e a Psicogênese da Escrita. Porém, os últimos 20 anos, no QM, foram os anos da maturidade; reflexão e da paciência cultivada e construída. A escola sempre foi lugar especial para mim. Aprendi, reaprendi e fortaleci tudo sobre a vida, tudo que é essencial. Especialmente sobre respeito e amor ao universo todo, suas criaturas e sobre ser cidadã e educar cidadãos.  A escola trouxe a escrita e os livros para minha vida. E até hoje são partes essenciais dela. Aprendi muito mais do que ensinei. Não sonhei ser professora. Sonhei ser mãe e jornalista e feliz. As coisas não foram, todas, do jeito sonhado, mas como puderam ser. E eu permaneci na escola. Numa estrada florida, cheia de desafios, encantos e possibilidades,  encontrei com o magistério. Foi um encontro e uma troca muito especial! O  melhor de mim foi para este ofício, educar: os meus e os filhos dos outros. E este meu ofício me tornou uma pessoa melhor, para mim e para o mundo. E eu sou uma mãe e uma professora feliz, que todos os dias, aprende e compreende um pouco mais sobre o ser e o estar neste lugar! Por isto, no silêncio preenchido (por tantos sons, histórias e tesouros de afetos, encontros e aprendizados) do meu coração; homenageada com o perfume da minha primavera (cada dia mais linda), hoje eu comemoro e celebro, com minha alma e e minhas lembranças,  o dia do professor!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog