11 - Precioso!

          Falava de um momento especial, de algo que me trouxe grande emoção e felicidade. E, aquele que escutava, surpreendentemente nomeou esta minha vivência como sendo uma “experiência espiritual”! Ante minha surpresa, acrescentou que uma experiência espiritual (opinião dele) nada tem a ver com religiosidade, mas com o encontro com algo muito forte, grande, nosso, intenso e profundo! Com a nossa verdade, nosso momento, nosso desejo e que é bonito, que produz efeitos de felicidade que perduram e se refletem em ações positivas, criativas, motivadoras em todos os sentidos... e citou exemplos, como ouvir uma determinada música; deparar-se com um espetáculo da natureza, uma situação singular no cotidiano, um encontro com alguém, uma sintonia, um abraço, um beijo, uma entrega, uma sutileza, uma poesia, uma palavra, um gesto, um sonho, uma reconciliação, uma percepção... Ouvir foi curativo e acalentador dentro do meu desejo de desmistificar e aprofundar. Sempre gostei muito do significado da palavra “religião” = "re-ligare", que significa "ligar com", “ligar novamente”. Isto é tão bonito! E “religar”, para mim é como “(re)descobrir”, abrir os olhos, (re)aprender. Que (re)descoberta forte e decisiva a da individualidade! Que aparece, se exalta e amadurece na diferença e no contato com o outro; quando, em intervalos, contextos e ritmos bem singulares, acontece uma ligação, uma interação sutil e avassaladora ao mesmo tempo; uma sensação de grandeza, inteireza e unidade junto com algo ou alguém diferente de mim... uma fusão profunda com o que está sendo vivido e que amplia a compreensão deste vivido e do próprio viver; quando toco e sou tocada por algo único, precioso que alimenta o meu núcleo, vivifica as células todas; produz sensações deliciosas de leveza; energia, desejo de viver, criar, de fazer e de ser do bem. Então o espiritual se torna bem real, próximo e, ritualizar adquire sentido.

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog