14 - BELOS E EM TODOS OS LUGARES!

     Num cantinho, apertadinho entre o cimento, quase imperceptível na ampla calçada, um pequenino trevo se lançava na luta pela sobrevivência, resistindo às vassouradas, ao calor intenso entre as pedras, à falta de água e a solidão! Isto trouxe à memória a história linda, que eu soube, de um Ipê, lá de Porto Velho, Rondônia. Ele resistiu e resolveu não morrer, brotando e florescendo mesmo depois de ter sido transformado em “poste” para sustentar os fios de energia elétrica! Eu me deparo com isto e preciso muitas vezes retomar e ver de novo, cativada pelo ensinamento fundo... que, me reporta ao trabalho, quando contato, no cotidiano, com a fibra e desejo de viver daqueles que têm dificuldade ou não conseguem andar, falar, movimentar-se com autonomia, alimentar-se, fazer sua higiene... me encanto e me humanizo com sua luta, sua energia, seu desejo e sua alegria por todo e qualquer avanço, valorando e aproveitando tudo, absolutamente tudo que a vida oferece e eles acolhem, de momento a momento... e, não tem como não lembrar de tantas histórias, de gente de perto e de longe e de suas perdas dolorosas, tentando continuar.... Todos eles, incluindo o trevinho e o Ipê, sem fazer alardes, exibições; no seu esforço e nas suas conquistas grandiosas me remetem a um mergulho fundo dentro de mim, resgatando dali, "a cor, o sabor e o prazer de ser, fazer, aprender e viver", como diz um poeta e educador que adoro!

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog