Repetindo por quê?

O que fez a cigarra voltar ao lugar da tortura? Os gatos a disputavam na varanda; brincando num primeiro momento; jogando-a para lá e para cá. Ela gritava loucamente. Não suportei e interferi. Com uma pazinha, a libertei dos gatos e joguei-a à noite. Havia muitas opções para ela se proteger, fugir, se esconder na mata ao redor. Julguei que ela merecia uma chance ou oportunidade. Mas ela voltava à varanda, sempre e sempre, até que eles a pegaram outra vez e nada mais pude fazer. Pensava que isto acontecesse somente com as pessoas...  mas, o que faz com que se repita, permaneça ou retorne aquilo que  nos fere, magoa, oprime? Qual a atração, o gozo que se esconde aí? Eu não me conformei com a volta da cigarra. Mas eu também já fiz isto. Não posso julgar. Mas desejo  entender.

 

2 comentários:

Eliciane disse...

É MESMO MAISA! E QUANDO PERMANECEMOS ENLAÇADOS A PESSOAS QUE NOS FAZEM MAL? AMIGOS SUGADORES, PARENTES PERVERSOS, O QUE NOS FAZ PERMANECER ATRAIDOS NÉ?! EU NUNCA ENTENDI, JÁ FIZ E FAÇO ISTO MUITAS VEZES. É UM POUCO DE MASOQUISMO NÉ? rs rs rs beijos!

Maisa Schmitz disse...

Querida Eli! É muito bom receber estes teus "apartes"! Estabelecer e estender o diálogo. Eu sinto assim: escrever é conversar; então quando alguém responde, eu não converso sozinha!!! Sobre o assunto: por vezes acredito que o que nos faz repetir, é a esperança de que algo mude... Uma crença tola, infantil; porque a gente sabe que só podemos contar com a nossa própria mudança. Não dá para querer pelo outro. Abraço!


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog