Lógica infantil

   Brigite e Lola   
        Minha netinha, de quase três anos, vive um momento de grande interesse pelos cachorrinhos; uma mistura de medo, curiosidade e apaixonamento ao mesmo tempo:
- “Vovó, “puquê” o cachorrinho tá amarrado”? “Puquê”  o cachorrinho tá sozinho? Ele não tem mãe? Onde está a mamãe dele”? “Vovó, onde vai aquele cachorrinho, ali”? “Olha, vovó, aquele  cachorrinho na janela do carro... ele tá feliz”! “Aquele cachorrinho é  “babo”, vovó? Tenho medo... mas eu queria “pegá” ele”... “Puquê” aquele cachorrinho “tá tisti”, vovó”?...
E assim vamos, passeando pela cidade. Cada encontro com um cachorro: uma parada, uma conversa; uma história que ela começa e que eu continuo, “viajando” com ela! Uma delícia!
        Em minha casa, temos duas galinhas: Brigite e Lola.  Todo dia, cada uma põe um ovo. Coisinha linda! Quando começam a cacarejar exageradamente, já sabemos o motivo, é só ir buscar: os ovos estão lá! A netinha sabe.
         Hoje, no final de um dia intenso de aventuras com a vovó (eu!), enquanto o papai e a mamãe trabalhavam; saíamos  tagarelando do seu apto, nos preparando para a despedida. No corredor, ouvimos o latido insistente do cachorrinho da vizinha de apartamento:
        - Ó vovó... um cachorrinho...
        - É... onde ele está? – perguntei, fazendo de conta que não sabia.
        - Tá ali, no “apatamento” da vizinha, vovó.
        - Ahhh... e por que será que ele está latindo assim? – insisto, imaginando que me diria que ele queria a mamãe dele. Fui surpreendida:
        - Acho que ele “qué botá” um ovo, vovó!
Esta  foi a resposta imediata, firme e muito clara da pequerrucha, que encaminhou-se para o elevador sem olhar para mim, decidida!
        Fofa! 
  Bidú








 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog