Guardados (1) - Enxoval


         Tinha quatorze anos quando soube que minha mãe fazia o meu enxoval. Pacienciosamente e com orgulho, ela o foi organizando, ano após ano... cada mês comprava uma coisa ou um conjunto de coisas; fazendo alguns malabarismos para “se virar” com o dinheiro que o pai permitia e era possível, mas nunca extravagâncias! Afinal, era uma coisa muito importante preparar o enxoval de uma filha e quando casei, aos vinte e um, tinha coisas pra casa inteira! E se eu não me casasse? (!) Toalhas de mesa, de banho, de rosto; louças, “coberta de mesa”; lençóis, enfeites, panos de pratos, tapetinhos... e guardanapos de crochê (muitos, de tamanhos e cores diversas!); colchas, acolchoados, cobertores, utilidades de cozinha, panelas... nossa! Era muita coisa... tudo arrumadinho, limpinho, cheirosinho! De quando em quando a gente abria o “baú” (onde tudo ficava bem guardado) para arejar, admirar, ver o que faltava... um ritual. Avós, tias, primas, amigas, todas, no decorrer dos anos, de um ou de outro jeito, iam contribuindo para alimentar o baú. Eu mesma, depois que comecei trabalhar, aos dezoito, de quando em quando encontrava uma relíquia que guardava no baú.  A gente se preparava para algo muito importante, que viria! Saber que este baú existia produzia um misto de agradável expectativa, ansiedade e certo temor secreto: e se eu não encontrasse o príncipe? Sim, porque eu queria encontrar o príncipe. Viver o ritual todo, até o fim; como todas (?), típico. E tinha valor, imenso valor. Não era só o baú. Não eram só os objetos. Eram sonhos ali guardados. Será que hoje, mães ainda fazem o enxoval para as filhas, neste estilo? Eu não fiz para minha filha. Quando chegou a hora, corremos para comprar o essencial. Há um jeito novo de ver o casamento, o trabalho, as relações. Diferente. Hoje, especificamente em relação às coisas da casa, tantas novidades todos os dias; muita oferta e tudo fácil para descartar, trocar. Minha filha ficou surpresa quando mostrei a ela um lençol ainda em uso, lá do tempo do baú; mais de trinta e cinco anos...

 

0 comentários:


Minha foto
2023, 14o aniversário do Blog! O meu desejo, por estes tempos, é de um pouco de calma, um pouco de paciência, um pouco de doçura, de maciez, por favor! Deixar chover, dentro! Regar a alma, o coração, as proximidades, os laços, os afetos, a ternura! Um pouco de silêncio, por favor! Para prestar atenção, relaxar o corpo, afrouxar os braços para que eles se moldem num abraço!

Arquivo do blog